quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Joan Miró

JOAN MIRÓ

Joan Miró nasceu em Barcelona, na Espanha, em 20 de abril de 1893. Apesar da insistência do pai em vê-lo graduado, não completou os estudos. Frequentou uma escola comercial e trabalhou num escritório por dois anos até sofrer um esgotamento nervoso. Em 1912, seus pais finalmente consentiram que ingressasse numa escola de arte em Barcelona. Estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe sua paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à fantástica arquitetura de Antonio Gaudí.

Miró trazia intuitivamente a visão despojada de preconceitos que os artistas das escolas fauvista e cubista buscavam, mediante a destruição dos valores tradicionais. Em sua pintura e desenhos, tentou criar meios de expressão metafórica, ou seja, descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético e transcendental. Nesse aspecto, tinha muito em comum com dadaístas e surrealistas.


De 1915 a 1919, Miró trabalhou em Montroig, próximo a Barcelona, e em Maiorca, onde pintou paisagens, retratos e nus. Depois, viveu em Montroig e Paris alternadamente. De 1925 a 1928, influenciado pelo dadaísmo, pelo surrealismo e principalmente por Paul Klee, pintou cenas oníricas e paisagens imaginárias. Após uma viagem aos Países Baixos, onde estudou a pintura dos realistas do século XVII, os elementos figurativos ressurgiram em suas obras.


Na década de 1930, seus horizontes artísticos se ampliaram. Fez cenários para balés, e seus quadros passaram a ser expostos regularmente em galerias francesas e americanas. As tapeçarias que realizou em 1934 despertaram seu interesse pela arte monumental e mural. Estava em Paris no fim da década, quando eclodiu a guerra civil espanhola, cujos horrores influenciaram sua produção artística desse período.

No início da segunda guerra mundial voltou à Espanha e pintou a célebre "Constelações", que simboliza a evocação de todo o poder criativo dos elementos e do cosmos para enfrentar as forças anônimas da corrupção política e social causadora da miséria e da guerra.


A partir de 1948, Miró mais uma vez dividiu seu tempo entre a Espanha e Paris. Nesse ano iniciou uma série de trabalhos de intenso conteúdo poético, cujos temas são variações sobre a mulher, o pássaro e a estrela. Algumas obras revelam grande espontaneidade, enquanto em outras se percebe a técnica altamente elaborada, e esse contraste também aparece em suas esculturas. Miró tornou-se mundialmente famoso e expôs seus trabalhos, inclusive ilustrações feitas para livros, em vários países.

Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da UNESCO em Paris ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim. Em 1963, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris realizou uma exposição de toda a sua obra. Joan Miró morreu em Palma de Maiorca, Espanha, em 25 de dezembro de 1983.


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mr. Absolut*

Mr. Absolut*ou Heway Verçosa


Com um pouco de expressionismo e surrealismo aderindo as visões psicodélicas atuais influenciada pela década de 80 e 90 e todas as suas cores vibrantes, este artista com os seus 20 anos de vida vem transmitindo aos seus adeptos novas linhas de pensamentos e perspectivas em suas obras de artes das quais incluem telas, shirts artesanais, colagens e desenhos [ grafite, caneta, tintas e Giz de cera] construindo assim uma visão única em relação ao que faz.




____________________________Oeu____________________________

Muitas de suas obras possuem aspectos ambíguos e especiais permitindo assim a cada olhada sempre uma nova interpretação, todos que observam a tais sempre remetem leituras distintas, causando assim o efeito desejado pelo próprio. O mesmo costuma não dizer qual é a ideia central do que faz, pois ele acredita que ocultando a sua interpretação fará com que o campo visionário dos apresiadores de sua obras sempre se expanda, ou seja, ele não quer limitar a criatividade do publico, Heway Verçosa ou Mr. Absolut* costuma afirmar quando é indagado sobre sua expiração ou o real sentido de cada obra:

“É o q você quizer que seja, deixo aberto a sua interpretação.”


__________________________INFECTED___________________________

Dentre os artista do campo das Artes Plásticas que influenciam a sua linha de trabalho, se destacam: Salvador Dali, Miró, Rener Magritt, Picasso, Van gogh e Leonardo Da Vinci. O Mr. Absolut* também gostar de misturar em seus ouvidos, os seus pensamentos ouvindo musicas que para ele sejam especiais para poder criar. Dente os Artista ou Bandas, destacam-se: The Prodigy, Röyksopp, Metronomi, Nouvelle Vague, Feist, Infect, Paranormal Ataque e entre muitos outros.

Mr. Absolut*, possui o desejo de cada vez mais disseminar seus trabalhos a todos que poder.



____________________________VERES____________________________


sexta-feira, 2 de abril de 2010

MEDO

MEDO

O que é ter MEDO?
Segundo o dicionario, significa: Apreensão, receio, temor.

Medo, Medo, medo e mais medo.
É tão fácil falar o que o outro deve
fazer mas é tão difícil saber o caminho que devemos ou queremos seguir realmente.
Já deixei de viver coisas que podiam ser maravilhosas e fazer uma grande diferença
na minha vida mas não, esse danado desse medo que me cega, me paralisa, me ensurdesse
e me faz perder tempo.
Como se eu tivesse uma outra vida pra fazer tudo diferente.
Claro que eu não tenho e mesmo que eu venha a ter nada será igual.
Sei lá se é insegurança. As vezes não sei se é melhor me arrepender pelo o quê
fiz doque pelo o quê não fiz. Não faze-lo me remete a duvia e faze-lo pode
mudar minha vida de forma irreversível.

[H.V - M]